PNEUAÇO

RODADO DUPLO É ALTERNATIVA PARA MAIOR PRODUTIVIDADE DO CAMPO

O aumento do consumo, da produção mundial e da área cultivada, fazem com que o produtor pense em maximizar seus ganhos com implementos, de forma com que resultem em maior produtividade e redução de custo por hora de seus tratores e colheitadeiras. Nesta busca incessante de qualidade, produtividade e tecnologia no campo, os rodados duplos tornam-se essenciais para o pequeno ao grande produtor.
 
Atualmente, os rodados duplos são usados por agricultores de diversos países do mundo, pois podem ser utilizados em diferentes condições de solo, além de ter melhor capacidade de tração e melhor flutuação. O uso da duplagem reduz consideravelmente a compactação, pois os rodados duplos dividem o peso e o distribuem em uma área maior de contato, enquanto os rodados simples exercem maior compactação do solo por centímetro quadrado devido ao peso sobre a terra. Porém, a capacidade do trator varia de acordo com os tipos de pneus utilizados, tipo de solo e do implemento. Em algumas regiões a capacidade de tração se torna maior do que em outras.
 
Para a instalação do rodado duplo, deve ser acoplado o sistema conhecido como Kit Rodado Duplo. Existem, também, um sistema de duplagem com engate rápido, que possibilita a instalação e desinstalação instantânea da duplagem, tanto para tratores quanto para colheitadeiras.
 
Benefícios da duplagem
 
- Menor compactação do solo (aspecto importante no plantio direto);
 
- Melhor tração em solos de baixa sustentação;
 
- Possibilita puxar implementos maiores;
 
- Reduz a patinagem (diminuindo o desgaste dos pneus e o consumo de óleo diesel).

Fonte: showrural.com.br

VOLTAR